quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

As 15 lições da Pedagogia do Amor - A arte de construir cidadãos

"Meu nome é Roberto Carlos Ramos, sou negro, gosto de sorrir para as pessoas e para a vida. Mas já tive febre um dia. Não tive em muitas ocasiões comida, fiquei muitos anos longe das escolas e só fui alfabetizado aos catorze anos. Menino de rua na minha cidade, passei por vários orfanatos e internatos, dos quais fugi 132 vezes e acabei sendo tachado de irrecuperável com apenas 9 anos. A mudança em minha vida, à qual denomino 'um acontecimento extraordinário', se deu graças a uma educadora francesa, uma mulher fantástica que, como mãe, professora e fada que era, me ensinou as 15 lições fundamentais que mudaram completamente meu destino."


1) Noção de tempo e espaço
O que eu toco é real. A grande arte é fazer do toque um ato emocional.

2) Noção de auto-estima
O mundo é feito de dois tipos de pessoa: aqueles que choram e aqueles que vendem lenços.

3) Noção de relacionamento
A palavra fere mais do que faca afiada.

4) Noção de reciprocidade
A toda ação corresponde uma reação igual e contrária, ou enquanto eles socam o meu olho, o meu olho soca a mão deles.

5) Noção de espiritualidade
Deus, Alá, Jeová, Buda, Maomé, Oxalá ... A palavra que todos falam é "sim".

6) Noção de solidariedade
O momento certo para pescar e a isca adequada para usar.

7) Noção de humildade
Força + fôlego + flexibilidade = pessoas fantásticas.
Fraqueza + fadiga + ferrugem = pessoas falidas.

8) Noção de felicidade
Não queira ensinar se não estiver disposto a aprender.

9) Noção de convivência
Bonjour, madame! Bonjour, monsieur! Quem oferece flores fica com as mãos perfumadas.

10) Noção de tolerância
Quando a gente chuta uma pedra, a gente xinga ou sorri - as duas reações é que fazem a grande diferença entre os seres humanos.

11) Noção de sensibilidade
As uvas são sempre iguais,  mas as mãos que as colhem e as pessoas que as chupam fazem o sabor diferente.

12) Noção de família
Ninguém nasce do ovo ou do repolho, nem da cegonha. Sempre existiu uma história.

13) Noção de continuidade
Sozinhos não existimos. Meu pai contou para mim, eu vou contar para os meus filhos e para os meus netos. Só assim a gente não esquece.

14) Noção de extraordinariedade
 A diferença do comum ou ordinário para o extraordinário está no algo mais denominado "extra".

15) Noção de magnanimidade
Cada um dá o que tem de melhor.   

- Roberto Carlos Ramos

  

Um comentário:

  1. Sempre bom ouvir palavras de motivação do contador de história Roberto Carlos

    ResponderExcluir

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...