Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Ops, derrubei a torta - Eugenio Mussak

"Takahiko, já cansado, abriu a porta da geladeira das sobremesas e, com alívio, viu as duas últimas fatias de torta, esperando para serem saboreadas. Ao retirar as tortas, entretanto, o inesperado se fez presente. Uma fatia foi cuidadosamente colocada sobre o prato de sobremesa, mas a segunda, misteriosamente, caiu das mãos habitualmente firmes do samurai [...]

 'Oops! Mi è caduta la crostata al limone' ('Ops! Derrubei a torta de limão.'). O que se seguiu foi um silêncio. Todos olharam para o japonês desastrado, e em seguida para Massimo, o chef italiano. [...] Todos esperavam uma bronca, impropérios contra a desatenção, o desleixo. Mas esse não é o estilo do chefe Massimo.  

[...] 'Pois vamos reconstruir a partir do que temos!', disse o chef italiano. [...] 
Para o encanto de todos que assistiram à cena, o chef Massimo rapidamente criou um novo prato, uma nova sobremesa a partir daqueles desastre. [...]

A sobremesa aparece hoje no cardápio da Osteria Francescana com o seu nome de batismo: 'Oops! I dropped the lemon tart". Para Takahiko, ficou o ensinamento de que devemos aprender com nossos erros, acreditar na reconstrução e usar a criatividade para produzir, a partir disso, algo ainda melhor.

Na cozinha, como na vida, valem a competência, a dedicação e o talento, mas também a resiliência, a criatividade e o empenho. Em qualquer situação, e em qualquer fase da vida, depois do 'Ops, deixei cair!', pode vir o 'Oba, olha o que eu acabei de criar!'. Só depende de você. "

- Eugenio Mussak - Revista Vida Simples (Julho/2016)      


Nenhum comentário:

Postar um comentário