domingo, 5 de janeiro de 2020

- Do filme "Para todos os garotos que já amei"


Eu adoro comédias românticas e filmes/livros para adolescentes (me julguem) hahaha

Mas escolhi esta frase porque a personagem principal, Lara Jean, perdeu sua mãe quando ainda era criança e talvez por isso prefira viver suas histórias na fantasia ... assim, não corre o risco de perder outras pessoas e sofrer. Desde os primeiros amores platônicos ainda na infância, ela apenas escreve cartas para os meninos de quem gosta e guarda seus sentimentos para si mesma. Um dia, as cartas são enviadas e ela vai passar por algumas situações inesperadas.

E queria aproveitar o gancho para falar um pouquinho sobre o medo de perder, de nos decepcionar, de sofrer ... Seja em relação a projetos ou pessoas, é comum que a gente tenha medo de se abrir para o novo, e às vezes, mesmo sem perceber, acabe criando barreiras ou desistindo diante do primeiro obstáculo.

Como sempre comento com meus amigos e pacientes (e às vezes preciso lembrar, também), o medo de sofrer já é um sofrimento em si. Não viver plenamente já é uma perda, amores. Isso sempre foi claro para mim, mas se fortaleceu ainda mais em 2015 quando perdi meu pai (já falei sobre isso várias vezes, eu sei) e também com minha experiência com os grupos de enlutados. Só há uma coisa para a qual não existe volta: a morte. Perder alguém que amamos é muito difícil, sim. Mas essa perda se torna ainda maior quando a gente não conseguiu viver tudo o que seria possível com aquela pessoa. Se viveu, ainda que tenha acabado, valeu, porque as memórias são eternas. 

Fico preocupada com essa "ditadura do desapego"; penso que é preciso ter equilíbrio em tudo. Tomemos cuidado para não confundir o sentimento de posse com a anestesia dos sentimentos (será que ela é mesmo possível?). 

Gostei do trecho de um texto da Marília Sampaio (Um manifesto contra o desapego, disponível aqui https://odeaoscolhoes.wordpress.com/2014/05/23/um-manifesto-contra-o-desapego-pelo-direito-de-gostar-das-pessoas/), no qual ela escreve:


 "Apego não tem a ver com posse, monogamia, 
relacionamento. Apego é o que devemos sentir por quem deixamos entrar
 em nosso corpo e na nossa vida. Desapego é o que devemos ter pelo dinheiro e pelas coisas. Devemos deixar as pessoas irem, quando é pra ir, mas descartar não. 
Esse lance de desapego me soa como medo de sofrer: 'ó, não vou criar expectativas porque depois vou me frustrar' é a dor antecipada. É coisa de gente que não se joga. É discurso de gente vazia".
Nossa própria finitude (outro tema recorrente nos meus posts) também nos coloca frente a frente com este desafio: vamos esperar estar nos últimos dias (como se soubéssemos quando eles virão, pois ainda que exista um diagnóstico médico de terminalidade, ele é uma previsão e não certeza) ou vamos viver com coragem cada dia como se fosse o primeiro, o último e o mais importante?

Eu tenho buscado (com minhas reflexões, com terapia e ajuda dos meus amigos) ter essa coragem. E espero que, se isso fizer sentido pra você, você busque também a justa medida entre o apego e o desapego, entre o medo e a coragem.
       
- Psicóloga Luciana França Cescon    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...