sábado, 26 de janeiro de 2019

Tema que tem despertado meu interesse, a autocompaixão propõe uma conexão profunda e gentil conosco.

🌺"Quantos de nós nos sentimos realmente bem nesta sociedade extremamente competitiva? Sentir-se bem parece uma coisa fugaz. Especialmente porque, para nos sentirmos merecedores, precisamos nos sentir especiais e acima da média. Qualquer coisa menor soa como fracasso"(p. 12).

🌺"Devemos nos tratar com a mesma bondade, carinho e compaixão que dedicamos a um bom amigo ou mesmo a um estranho. Não há quase ninguém a quem tratemos tão mal quanto a nós mesmos"(p. 15).

🌺"O amor, a conexão e a aceitação são os seus primeiros direitos ao nascer. Para reclamá-los, você só precisa olhar para dentro de si"(p. 25).

🌺"Na esperança de conseguir moldar seus filhos, pais críticos fazem o jogo duplo de bom e mau policial: são maus quando punem comportamentos indesejáveis e bons quando recompensam comportamentos desejáveis. Diante desta abordagem, as crianças sentem medo e desconfiança, e passam a acreditar que apenas sendo perfeitos é que serão dignos de amor. Como a perfeição é impossível, elas logo assimilam a inevitabilidade da rejeição"(p. 33).

🌺"Há três portas de entrada distintas para a autocompaixão: Seja bondoso e cuidadoso consigo mesmo; lembre-se de que encontrar a dor é parte da experiência humana compartilhada; e mantenha seus pensamentos e emoções na sua consciência" (p. 106).

🌺"Quando o nosso senso de autoestima resulta de sermos um ser humano intrinsecamente digno de respeito, em vez de ser contingente na obtenção de certos ideais, nossa autoestima é mais resiliente" (p. 157).

🌺"Para construir a relação íntima e conectada que você almeja ter, é necessário, primeiro, sentir-se próximo e conectado a si mesmo" (p. 227).

🌺"A autoestima tende a basear-se na separação e na comparação, em ser melhor que os outros, e, portanto, especial. A autoapreciação, ao contrário, baseia-se na conexão. É quando vemos nossas semelhanças com os outros, reconhecendo que todos têm seus pontos fortes [...] A valorização envolve reconhecer a luz em todos, incluindo em nós mesmos" (p. 270).

Com exercícios e escala de autocompaixão, uma leitura interessante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...