segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Cantinho do carinho

De 2006 a 2011, o programa Supernanny (série original inglesa), exibido no Brasil pelo SBT, gerou polêmicas mas também teve muita audiência. Entre as propostas de foi Poli, pedagoga, o "Cantinho da disciplina" foi um dos temas mais discutidos.


Esse é um procedimento para corrigir o comportamento errado e ensinar o certo. O método tem começo, meio e fim e é aplicado com base em regras simples, claras e concretas que são estabelecidas pelos pais ou educadores em geral. Elas devem ser relacionadas às características e necessidades de cada criança e definidas com a intenção de ajudá-la na formação do seu caráter. Os pais mostram ao filho as regras, explicam e fazem um combinado de obediência. Se ele desobedece, o pai ou a mãe faz uma advertência. Se a desobediência se repete em um período de 24 horas, a criança é levada ao cantinho da disciplina: lugar destinado a isso, como um tapetinho, cadeirinha ou simplesmente um espaço determinado em qualquer parte da casa. Só não vale no quarto do pequeno, já que esse é lugar de dormir ou brincar e não deve ser associado à disciplina. A criança fica sentada ali um minuto por ano de idade – o suficiente para que ela possa aprender a refletir sobre seu comportamento. Depois desse tempo, o pai ou a mãe se aproximam e perguntam ao filho se sabe por que foi colocado ali. Geralmente ele sabe. Então, ele pede desculpas e os pais o abraçam, beijam e dão muitas manifestações de amor. Esse método dá certo porque o  pequeno precisa de limites, que são aqui colocados com carinho, perseverança e convicção. Não é castigo e não deixa marcas negativas. Aproxima os filhos dos pais porque a criança percebe o amor e a dedicação no processo de educação".

Lendo o livro "Autocompaixão", de Kristin Neff (Lúcida Letra, 2017), encontrei a ideia do "Cantinho do carinho". Neff propõe o oposto do método controverso do cantinho da disciplina.

"Antes de iniciar a prática do canto do carinho, certifique-se de que você está calmo o suficiente para ser sensível às necessidades do seu filho e ajudá-lo a ganhar segurança. Se precisar acalmar suas próprias emoções primeiro, tente enviar a compaixão a si por suas emoções difíceis ou respirar profunda e conscientemente algumas vezes. Você pode dizer a seu filho que precisa de dez segundos sozinho para se acalmar - mas se certifique de voltar quando disse que o que faria.

  • Escolha um local específico para o canto do carinho. É melhor que seja um local neutro, como uma cadeira ou almofada que possa ser colocada em qualquer lugar para não perturbar os outros membros da família.
  • Este é o lugar onde você e seu filho podem se sentar juntos para observar as mudanças de sentimento.
  • Convide seu filho para o canto do carinho. Se ele estiver emocionalmente fora de controle e apresentar perigo para os outros, talvez precise de ajuda para chegar lá.
  • Mantenha o tom de voz firme, reconfortante e gentil.
  • Observe seu filho de perto. Repare em seu comportamento. Tente adivinhar o significado e os sentimentos por trás da sua atitude. O que realmente está acontecendo?
  • O canto do carinho permite que o sentimento de seu filho possa 'ser sentido' e aceito. Ele mostra que você está disposto a ajudar seu filho, e que seu amor significa estar receptivo para aceitar as emoções da criança, mesmo as mais difíceis.
  • Mantenha-se responsável de forma simpática e conectada. Seja presente e sensível. Isso tem um efeito calmante sobre as crianças.
  • Pode levar algum tempo para que seu filho se acalme se ele estiver sobrecarregado pelas emoções.
  • Quando a criança estiver calma o suficiente, ajude-a a descrever seus sentimentos. Você pode dizer: 'Parece que você está lutando com isso' ou "Isso parece difícil. Você está com raiva ou com medo/triste?'
  • Aguarde a resposta. Escute bem. Valide e aceite o que seu filho disser (ou o seu silêncio).
  • Em seguida, fale sobre seus sentimentos. Use frases como: 'Quando você fez (tal coisa), senti (nome da emoção) surgindo em mim'. Não espere um pedido de desculpas, apenas comunique seus sentimentos naturalmente e sem tom de acusação.
  • Quando seu filho estiver conectado e calmo o suficiente, ajude-o a encontrar outra atividade para mudar o seu humor ou simplesmente vá em frente com os planos normais para o dia (hora de dormir, de ir para a escola, de comer, etc)".





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...