quarta-feira, 9 de novembro de 2016

"Ouça, por favor.

Quando peço para você me ouvir e você começa a me dar conselhos, não está fazendo o que eu pedi. 
Quando peço para você me ouvir e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, está ferindo meus sentimentos. 
Quando peço para você me ouvir e você acha que precisa fazer alguma coisa para resolver o meu problema, você não me ajudou, por mais estranho que pareça. 
Não fale nem faça - apenas ouça. 

Conselhos são baratos. Com pouco dinheiro, você compra uma revista, um jornal ou um livro cheios de conselhos. E isso eu posso fazer por conta própria. Não sou incapaz. 
Talvez me desanime e hesite com freqüência, mas não sou incapaz. 
Quando você faz por mim alguma coisa que eu posso e preciso fazer por conta própria, você contribui para o meu medo e a minha insegurança. 
Mas, quando você aceita como um fato natural que eu sinta o que sinto, por mais irracional que seja, aí eu não preciso me preocupar em convencer você e posso entender o que está por trás desse sentimento irracional. 
E, quando isso estiver claro, as respostas serão óbvias e não precisarei de conselhos. 
Sentimentos irracionais fazem sentido quando entendemos o que está por trás deles. 
Talvez seja por isso que rezar funciona às vezes para algumas pessoas - porque 'Deus é mudo' e não dá conselhos, nem tenta consertar as coisas. Deus apenas ouve e deixa você descobrir as coisas por conta própria. 
Então, por favor, apenas ouça, apenas ouça. 
E se quiser falar, espere um pouco a sua vez - e eu ouvirei você".

- Do livro "Histórias para aquecer o coração dos adolescentes"


Um comentário:

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...