domingo, 12 de abril de 2015

"O amor platônico, todo romântico sabe, é aquele que nunca se concretiza. 'Platônico' vem de Platão, justamente porque o filósofo grego acreditava na existência de dois mundos - o das ideias, onde tudo seria perfeito e eterno, e o mundo real, finito e imperfeito, mera cópia mal-acabada do mundo ideal.
Segundo a psicanalista Heidi Tabacof, o amor platônico revela uma dose de imaturidade emocional à medida que nunca experimenta os limites e as frustrações de uma relação concreta. 'Psiquicamente, ele reproduz o amor infantil pelos pais, vistos como figuras perfeitas e supervalorizadas', diz ela lembrando que nos dois casos a sexualidade está interditada. 'O amor platônico é sempre casto'. Como toda experiência amorosa, essa também pode servir ao autoconhecimento. Para a especialista, 'o aspecto positivo do amor platônico surge quando ele estimula a reflexão sobre os motivos que impedem a pessoa de ter uma relação madura consigo mesma e com o outro".

Marie Claire - Novembro/2001    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...