sexta-feira, 10 de maio de 2019

Livro: "Os quatro compromissos"

De acordo com Don Miguel Ruiz, a filosofia tolteca acredita que vivemos em um sonho coletivo e aprendemos a viver de acordo com as crenças que herdamos das gerações anteriores, muitas vezes sem questioná-las.

« Com medo de ser punidos e de não ganhar recompensas, passamos a fingir ser o que não somos apenas para agradar, só para sermos suficientemente bons para as outras pessoas » (p. 21).

« A morte não é o maior medo que os homens possuem; nosso maior medo é estar vivo. Assumir o risco de viver e de expressar o que somos na realidade »(p. 27).

« Existem centenas de compromissos que você firmou consigo mesmo, com as outras pessoas, com seu sonho de vida, com Deus, com a sociedade [...]. Contudo, os mais importantes são os que você fez consigo mesmo, dizendo quem você é, como se sente, no que acredita » (p. 30).

E quais são os compromissos que Ruiz propõe?
1. Seja impecável com sua palavra. “Impecável é sem pecado. O pecado começa quando você se rejeita”(p. 37).
« Sempre que escutamos uma opinião e acreditamos nela, estabelecemos um compromisso que se torna parte do nosso sistema de crenças » (p.40).

2. Não leve nada para o lado pessoal. “Você leva tudo para o lado pessoal porque concorda com o que está sendo dito” (p. 49).
« Então, se você fica bravo comigo, sei que está lidando consigo mesmo. Sou uma desculpa para você se irritar »(p. 52).

3. Não tire conclusões. « Tirar conclusões em relacionamentos é pedir problema. Frequentemente, presumimos que nossos parceiros sabem o que pensamos e que não temos necessidade de expressar nossos desejos »(p. 61).
Se você não compreende, pergunte” (p. 64).

4. Dê sempre o melhor de si.
“Assumir a ação é estar vivo. É assumir o risco de sair e expressar seu sonho. É diferente de impor seu sonho aos outros, porque todos têm o direito de expressar o próprio sonho» (p. 72).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...