quarta-feira, 12 de dezembro de 2018


Na livraria Martins Fontes de Santos, ontem, encontrei este livrinho fofo que trata de um tema muito importante para esta época do ano: o luto no Natal.
São dicas delicadas que podem ajudar as pessoas enlutadas,  especialmente aquelas que passam pelo primeiro Natal sem uma pessoa querida. Vale como dica para presente, para psicólogos terem no consultório ...

"A mensagem central deste livro está focada na importância de conhecer, respeitar e reagir ao nosso pesar, mesmo que à nossa volta todas as pessoas estejam alegres. [...] No momento da perda, a esperança é o maior presente que podemos dar a nós mesmos e a quem amamos. De fato, a esperança é a essência da mensagem do Natal".


"Esteja perto das pessoas que se importam com você,  elas o ajudarão a vencer este tempo de dificuldade.
Haverá momentos, no entanto,  em que você  simplesmente precisa ficar sozinho.  Tudo bem em recusar um convite para um evento. Suas necessidades emocionais são o que verdadeiramente importam neste Natal".

"Talvez você possa escrever uma carta ou pintar um quadro que expresse sua perda. Você não precisa enviar esta carta para alguém ou pendurar o quadro. Eles são para você. O objetivo é simplesmente externar seus sentimentos".

"Encontre uma forma de eternizar a pessoa que você perdeu neste Natal. Pode ser algo simples como gravar o nome da pessoa amada numa tabuleta. Ou plantar um pinheiro ou outra árvore no seu jardim".

"[...] à noite,  você verá uma estrela brilhando na escuridão.  Sua perda tem um significado. Há esperança. O amor nunca morre.
Um dia, a paz e a felicidade retornarão ao seu coração atribulado. Tão certo quanto o dia dá lugar à noite, um novo alvorecer espera por você,  além de todo pesar e de toda dor".
Disponível em sites como Submarino e Saraiva, por menos de R$ 10,00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...