sábado, 14 de abril de 2018

"O ser humano é consciente de si próprio, de sua finitude e das despedidas definitivas daqueles que o cercam. Quando alguém morre, aquele que fica caminha por uma estrada solitária; não raramente, procurando aquele que foi embora durante parte dessa jornada. A tarefa é ressignificar a história com o ser querido que se foi e redesenhar um espaço para que ele permaneça presente, mesmo que fisicamente ausente.
[...] A canção estende seus braços e nos ampara, cobre-nos e conforta-nos. Não cobra resposta. [...]
Cantar canções possibilita a comunicação, bem como a continência para a elaboração de sentimentos relacionados ao processo único de cada um. Letras de canções são formas de comunicação verbal melódica. Quando o enlutado não encontra ressonância ou aceitação para dividir sua perda, compartilhar uma canção pode reduzir a sensação de isolamento".

- Cristiane Ferraz Prade em "A arte como forma de expressão de lutos não sancionados" (no livro "O resgate da empatia").


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...