sábado, 30 de maio de 2015

"Foi dessa maneira que Deus providenciou para que continuem sempre nascendo novas crianças - crianças que podem descobrir o mundo de novo, desde o início. Assim ele organizou as coisas para que a criação nunca termine. Pense nisso: o mundo é criado de novo cada vez que uma nova criança vem ao mundo.
[...] e podemos dizer que não é só a criança que vem ao mundo - também é o mundo que vem para a criança. Nascer é o mesmo que ganhar de presente o mundo inteiro [...]

- Jostein Gaarder em "Através do espelho" (p.30-31) 



sexta-feira, 29 de maio de 2015

"Antes de mais nada é preciso a gente se amar. Mesmo nos dias em que tudo está fora do lugar. Mesmo com toda a dor que cada um carrega. Mesmo com as grandes, médias e pequenas imperfeições. Mesmo que seja difícil. 
Mesmo que ninguém mais nos ame."

— Clarissa Corrêa


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Me diz uma menina-flor que cansa ter que ser forte o tempo todo. E eu queria dizer que a entendo, de coração. Que às vezes, a gente sabe que é capaz de ter essa fortaleza toda, mas não queria ter que se superar o tempo todo. Que ser cuidada é muito bom - ter alguém pra pedir colo, pra estender a mão, alguém que diga: "Não se preocupe, eu cuido disso pra você, tudo vai dar certo" ou que esteja, de verdade, ao seu lado.
Mas, menina-flor, algumas pessoas não tem essa opção, pelo menos, não todas as vezes ... E eu não sei explicar o motivo. 
De coração, eu acredito que um dia o sentido disso tudo vai ficar claro. E enquanto isso, só nos cabe continuar. Chorar quando tiver vontade, sim, mas olhar o que há de flor no meio das pedras do caminho. 
Um beijo!

"...E, perante os olhos intimadores dos homens e de tamanha curiosidade, ela levantou a cabeça e mostrou que não era uma boneca de porcelana, mas que podia ser quebrada várias vezes e que sempre conseguia se juntar 
sem perder nenhum dos pedaços."
(Desconheço o autor)


"No filme 'De volta para o futuro', Marty é um garoto típico dos anos 1980, que sofre ao ver sua família medíocre e decadente. [...] Marty viaja ao passado para fazer reparos na vida privada. Ele volta apenas 30 anos, tendo como data de chegada o ano em que seus pais eram jovens e se conheceram.
[...] Marty está na idade de ocupar-se dos próprios assuntos amorosos e as pendências dos pais pesam como nunca nesta fase. Para ter suas histórias de amor, um filho precisa dar as costas para esses vínculos infantis, que seus pais possam abrir mão de sua presença na casa, no meio do casal, no cotidiano, nos projetos futuros. O problema é que a juventude dos filhos inclui o olhar crítico deles que abala tanto o amor próprio dos genitores. [...] Para os pais é uma época em que estão sendo mais questionados por filhos que já não os idealizam, e que, em função da idade em que se encontram, acabam fazendo algum balanço. Por isso, não raro, também é nessa ocasião que se produz uma separação no casal."

- Corso & Corso em "A Psicanálise na Terra do Nunca" (p. 109-110) 


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Da importância de amar-se para aprender a respeitar os outros ...

"À medida que um indivíduo se torna capaz de assumir a sua própria experiência, caminha em direção à aceitação da experiência dos outros. Ele aprecia e valoriza
tanto a sua experiência como a experiência dos outros por aquilo que elas são.

Citando Maslow: 'Ninguém se queixa da água por ser úmida, nem das rochas por serem duras ... Como a criança olha para o mundo com uns grandes olhos inocentes 
e que não criticam, limitando-se simplesmente a observar e a reparar no que se passa, sem raciocinar nem perguntar se poderia ser de outra maneira,
assim o indivíduo auto-realizado olha para a natureza humana
tanto em si quanto nos outros".

- Carl Rogers in "Tornar-se pessoa" (p. 154) 







terça-feira, 26 de maio de 2015

"Sonhadores, meninos e meninas valorizam a necessidade de dar mais tempo para a sedução, aos jogos de esconde-esconde, e à tortuosa e sempre conflitada iniciação sexual. [...]

Edward é um jovem centenário, assim como seus 'irmãos', eles têm tempo para seus impasses e essa talvez seja uma perspectiva tranquilizadora para os jovens que se sentem empurrados a uma rápida e eficiente demonstração de grandes feitos sexuais. Na vida real, qualquer um que tivesse as reservas do vampiro para tocar na garota que tanto deseja teria sua masculinidade questionada. Quanto à Bella, por que se interessaria pelo gélido pretendente, quando o tórrido lobo lhe oferece uma perspectiva bem mais efetiva? Parece que a precocidade da iniciação sexual mais do que um direito é um fardo para muitos jovens, que veem nas proibições religiosas de uma autora mórmon uma possibilidade de descanso, de afrouxamento de exigências sociais de desempenho sexual atlético, precoce e sem inibições."

- Corso & Corso em "A psicanálise na Terra do Nunca" (p. 301)  


segunda-feira, 25 de maio de 2015

"Pessoas vão embora de todas as formas: vão embora da nossa vida, do nosso coração, do nosso abraço, da nossa amizade, da nossa admiração, do nosso país. 
E, muitas a quem dedicamos um profundo amor, morrem. E continuam imortais dentro da gente. A vida segue: doendo, rasgando, enchendo de saudade. Depois nos dá aceitação, ameniza a falta trazendo apenas a lembrança que não machuca mais: uma fase engraçada, uma filosofia de vida, um jeito tão característico, 
aquela peculiaridade da pessoa.
Mas pessoas vão embora. As coisas acabam. Relações se esvaem, paixonites escorrem pelo ralo, adeuses começam a fazer sentido. E se a gente sente com estas idas e também vindas, é porque estamos vivos.
Cuidemos deste agora. Muitos já se foram para nos ensinar que a vida é só um bocado de momento que pode durar cem anos ou cinco minutos. E não importa quanto tempo você teve para amar alguém, mas o amor que você investiu durante aquele tempo.
Segundos podem ser eternidades ou não.
Depende da ocasião."

- Marla de Queiroz


domingo, 24 de maio de 2015

"O sentimento mais rápido, que chega a ser apenas um fulgor, 
é o instante em que um homem e uma mulher sentem um no outro 
a promessa de um grande amor".

- Clarice Lispector em "Aprendendo a viver" (p. 168)


sábado, 23 de maio de 2015

"A natureza não exige que sejamos perfeitos;
ela apenas requer que cresçamos, e podemos fazer isso 
tanto a partir do sucesso como de um erro cometido."

- Rollo May


sexta-feira, 22 de maio de 2015

"Tem paciência com tudo não resolvido em teu coração e tenta amar as perguntas em ti, como se fossem quartos trancados ou livros escritos em idioma estrangeiro. Não pesquises em busca de respostas que não te podem ser dadas, porque tu não as podes viver, e trata-se de viver tudo. Vive as grandes perguntas agora. Talvez, num dia longínquo, sem o perceberes, te familiarizes com a resposta."

- Rainer Maria Rilke




quinta-feira, 21 de maio de 2015

“O amor e a arte não abraçam o que é belo, 
mas o que justamente com esse abraço se torna belo.”

- Karl Kraus 


quarta-feira, 20 de maio de 2015

"O amor é simples. Complicado mesmo é entender isso. Perceber que ele se instala nos pequenos detalhes e está completamente misturado com os gestos aparentemente sem importância.
É um sentimento que não é criado, mas construído, e talvez daí venha a dificuldade de mantê-lo. Exige um esforço grande, esforço que nem todo mundo está disposto a ter. Amor é coisa de corajoso. Não sobrevive na mão de quem adora o hoje, mas tem pavor de imaginar como será amanhã.
É mais fácil colocar a culpa no destino, mas a verdade é que amor não é coisa de gente sortuda. É coisa de gente persistente."

- Fernanda Gaona


"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: 
- Pai, me ajuda a olhar!"

- Eduardo Galeano, in: O Livro dos Abraços



terça-feira, 19 de maio de 2015

"Só quem se arrisca a ir o mais longe possível
poderá descobrir até onde é capaz de ir".

- T. S. Elliot


segunda-feira, 18 de maio de 2015

domingo, 17 de maio de 2015

"Olhar para trás após uma longa caminhada pode fazer perder a noção da distância que percorremos, mas se nos detivermos em nossa imagem, quando a iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos o quanto nos custou chegar até o ponto final, e hoje temos a impressão de que tudo começou ontem. Não somos os mesmos, mas sabemos mais uns dos outros. E é por esse motivo que dizer adeus se torna complicado! Digamos então que nada se perderá. Pelo menos dentro da gente..."

- Guimarães Rosa


"A melhor coisa do futuro é que ele chega
à razão de um dia de cada vez".

- Abraham Lincoln




sábado, 16 de maio de 2015

"Temos que caminhar na direção de nossos sonhos
se quisermos alcançar êxitos inesperados
nas horas mais comuns".

- Thoreau





sexta-feira, 15 de maio de 2015

"- Qual das coisas é a maior?
- O amor, que é o maior dos mistérios.
- Das coisas qual é a mais constante?
- O medo. Que pena que eu não possa responder: é a esperança.
- Qual o melhor dos sentimentos?
- O de amar e ao mesmo tempo ser amada, o que parece apenas um lugar-comum mas é uma das minhas verdades".

- Clarice Lispector in "Aprendendo a viver" (p. 168) 


quinta-feira, 14 de maio de 2015

"[...] todos precisamos, em algum momento, de um lugar pra descansar. Todos precisamos de alguém que nos ajude a organizar mentalmente os pedacinhos dos nossos sonhos quando eles forem, mais uma vez, triturados pelo mundo. Todos precisamos de alguém que assuma o controle enquanto estivermos ocupados descobrindo como recuperar o nosso. Todos precisamos de uma presença que, ainda que silenciosa, nos distraia e alivie um pouco do sufoco que é ser alguém.
Somos todos cansados, macerados, sobrecarregados e precisamos, vez ou outra, abandonar a postura – e a certa frieza – que adotamos para sobreviver e fazer alguém cúmplice das nossas fraquezas. A gente para de se esforçar e deixa todo o cansaço da mesmice, a revolta com as injustiças, as saudades colecionadas e sufocadas, o medo do fracasso e o peso das responsabilidades vir à tona para depois seguir em frente, mais leves ou não, mas com a sanidade preservada pela vasão daquilo que nos afoga aos poucos.
Em um mundo que constantemente nos exaure das mais diversas formas, felizes daqueles capazes de manter cumplicidade e devoção suficientes para se fazerem fonte de abrigo e serenidade um do outro; felizes daqueles que encontraram seu descanso."



http://www.contioutra.com/eu-quero-descansar-no-teu-peito-o-cansaco-dessa-vida/
"Transeuntes eternos por nós mesmos, não há paisagem senão o que somos.
Nada possuímos, porque nem a nós possuímos.
Nada temos porque nada somos.
Que mãos estenderei para que universo?
O universo não é meu: sou eu."


- Fernando Pessoa in O Livro do Desassossego


quarta-feira, 13 de maio de 2015

"Só passamos a existir quando alguém acompanha nossa existência, o que dizemos só passa a ter significado quando alguém consegue entendê-lo. 
Viver cercado de amigos é ter constantemente nossa identidade confirmada [...] 
Em seus pequenos comentários, muitas vezes importantes, [os amigos] revelam conhecer nossas fraquezas e aceitá-las e, dessa forma, por sua vez, aceitar que temos um lugar no mundo. [...] Epicuro [...] reconheceu que um punhado de amigos sinceros poderia prover o amor e o respeito que mesmo a riqueza não traz."

- Alain de Botton in "As consolações da Filosofia" (p. 73-74).  






terça-feira, 12 de maio de 2015

"Já fui ao avesso com tantas metamorfoses. Já fui casca e casulo. 
Até aqui aprendi: transformação às vezes dói. 
Mas o belo está na capacidade de se superar. 
Que na verdade, tudo no final vale a pena. 
E que a vida é boa e grata em nos possibilitar os voos."

- Fran Ximenes


segunda-feira, 11 de maio de 2015

"A morte, muitas vezes, mente - quando se imagina que uma pessoa morreu, 
ela continua viva na memória, nas conversas, nas decisões." 

- Eduardo Galeano




domingo, 10 de maio de 2015

"Mãe é para sempre, presença necessária em qualquer etapa da vida, tanto que, 
nos nossos momentos mais difíceis, é nela que pensamos 
mesmo que ela já tenha falecido. Mãe é um consolo universal, 
pois sabemos que ninguém nos ama ou amou tanto quanto ela."

- Martha Medeiros




sábado, 9 de maio de 2015

"Quando um botão se abre, torna-se uma flor. 
Quando um coração se abre, torna-se divino."

- Sri Sri Ravi Shankar


sexta-feira, 8 de maio de 2015

"Somos como borboletas que voam por um dia 
e pensam que é para sempre."

- Carl Sagan


quinta-feira, 7 de maio de 2015

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante 
para assumirmos responsabilidade por ele."

- Hannah Arendt


quarta-feira, 6 de maio de 2015

"Dos nossos medos nascem as nossas coragens,e nas nossas dúvidas, 
vivem as certezas. Os sonhos anunciam outra realidade possível 
e os delírios, outra razão. 
Na jornada nos esperam resultados, 
porque é preciso perder-se para voltar a encontrar-se."
- Eduardo Galeano in "O livro dos abraços"




terça-feira, 5 de maio de 2015

"O esperado nos mantém fortes, firmes e em pé. 
O inesperado nos torna frágeis e propõe recomeços."

- Machado de Assis


segunda-feira, 4 de maio de 2015

"A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres 
e sem empecilhos,
mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho,
perdidos e confusos, de vez em quando presos em um beco sem saída.

Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós,
[...] aquela que definitivamente se revelará boa para nós".

- A. J. Cronin (citado por Spencer Johnson em "Quem mexeu no meu queijo?"  


"Ele a olhou. Ela, louca de amor por ele, não o reconheceu. Ele havia deixado de ser ele: transformara-se no símbolo sem face nem corpo da paixão e da loucura dela.
 Não era mais ele: ela amava alguém que não existia mais, objetivamente. 
Existia apenas dentro dela."

- Caio Fernando Abreu



domingo, 3 de maio de 2015

"Bendita é a saudade quando as recordações 
nos arrancam mais sorrisos do que lágrimas."


sábado, 2 de maio de 2015


"Detesto quando outras pessoas acham que não correspondo ao que esperam de mim. De modo que evito me propor padrões rígidos e me comparar com o que eu ache que deva ser. Quando me desaponto comigo mesmo, em geral é porque não consegui o que exigi de mim ...
Agora apenas aprecio o que acontece, em vez de compará-lo com o que acho que devia ter acontecido. Aprendi que meu sofrimento pessoal se origina da diferença entre o que está acontecendo e o que acho que devia estar".

- Spencer Johnson in "Um minuto para mim"   


sexta-feira, 1 de maio de 2015

"O agradecimento ou a gratidão é o desejo 
ou o empenho de amor pelo qual nos esforçamos por fazer bem a quem, 
com igual afeto de amor, nos fez bem".

- Spinoza, in "Ética" 


"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...