sexta-feira, 30 de agosto de 2013

"Sem sentimentos não há existência, não há vida. Falando com simplicidade, cada um de nós é os sentimentos que tem. Compreender nossos sentimentos é compreender nossa reação ao mundo que nos circunda. A realidade que fazemos derivar de nossas percepções, em grande parte, é criação de nossas próprias necessidades e expectativas.
O pensamento é muito mais um modo indireto de enfrentarmos a realidade do que o sentimento. São os sentimentos que nos dizem quando alguma coisa é dolorosa e machuca, porque os sentimentos são o machucado. O pensamento explica o machucado, justifica-o, racionaliza-o, coloca-o dentro de uma perspectiva.
Se você não efetuar um autêntico mergulho em seus sentimentos, você não estará vivendo no mundo real. Os sentimentos são a verdade. Usar defesas para tentar dominar os sentimentos pode conduzir a uma deformação de nossa percepção da verdade, mas não altera aquela verdade".

- David Viscott em A linguagem dos sentimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...