"O processo de crescimento e expansão da consciência é, em parte, autônomo. Sob essa luz, vemos que cabe ao psicoterapeuta e ao cliente aprender a dar passagem, a compreender e cooperar com esse processo.
Frases e citações da Internet. Página da Psicóloga Luciana Cescon CRP 06/98202.
quarta-feira, 31 de março de 2021
terça-feira, 30 de março de 2021
"Querida Impermanência,
Você é a lição mais importante da vida,
E a que mais demoramos para aprender.
Quando a ficha da impermanência cai
Já é tarde demais.
A saudade queima, mas não traz de volta.
Um dia paramos de perguntar “de onde vem os bebês”
E começamos a perguntar “para onde vão as vovós”.
A terra da saudade existe,
A terra onde a memória vive a dor de um abraço impossível de acontecer.
Nada veio para ficar,
E conseguir aproveitar o tempo que nos é dado
É uma dádiva.
Viver a experiência do agora,
Do café, da conversa, do mel e do hoje.
Viver é brincar de impermanência
Em que hoje é,
E pode ser que nunca mais será.
A ironia é que não sabemos onde estará o fim,
Pode estar virando a esquina.
Quem viveu, viveu.
E nada viverá para eternizar-se.
A vida é um sopro, uma folhinha caindo da árvore.
Somos assombrados pela consciência da impermanência.
Todo encontro é uma saudade adiada.
Hoje é, hoje é, hoje é.
Até que um dia,
Era.
E ai, já era".
- Pedro Salomão
segunda-feira, 29 de março de 2021
Livro de um médico que propõe reflexões interessantíssimas sobre envelhecimento, finitude, cuidados paliativos e a luta incansável (e no final, sempre falha) de evitar a morte.
Recomendo!
"Aprendi sobre muitas coisas na faculdade de medicina, mas a mortalidade não foi uma delas. [...] embora tenham me dado um cadáver seco para dissecar, aquela era apenas uma maneira de aprender sobre a anatomia humana. Nossos livros didáticos não continham quase nada a respeito do envelhecimento, da fragilidade ou da morte. O desenrolar do processo, a experiência das pessoas no fim de suas vidas e a maneira como os outros a sua volta são afetados pareciam questões irrelevantes" (p. 11).
"A morte, é claro, não é um fracasso. A morte é normal. A morte pode ser o inimigo, mas é também a ordem natural das coisas" (p. 17).
"De acordo com o que ouço das pessoas idosas, não é a morte que elas temem. É o que acontece antes da morte - a perda da audição, da memória, dos melhores amigos, do estilo de vida a que estão acostumadas" (p. 59).
"[...] assim nasciam as casas de repouso atuais. Nunca foram criadas para ajudar as pessoas que estivessem enfrentando a dependência na velhice; foram criadas para liberar leitos nos hospitais" (p. 73).
"Os profissionais da área médica concentram-se na reparação da saúde, não no sustento da alma" (p. 124).
"Tudo o que pedimos é que nos seja permitido permanecer como o escritor de nossa própria história. Essa história está em constante mudança" (P. 135).
"Passar os últimos dias de vida em uma UTI devido a uma doença terminal é, para a maior parte das pessoas, uma espécie de fracasso. [...] O fim chega sem lhe dar a chance de se despedir ou de dizer 'Está tudo bem' , 'Desculpa' ou 'Eu te amo'.
Pessoas com doenças graves têm outras prioridades além de simplesmente prolongar suas vidas. As pesquisas indicam que entre suas principais preocupações estão evitar o sofrimento, fortalecer seus relacionamentos com familiares e amigos, estar mentalmente conscientes, não ser um fardo para os outros e alcançar uma sensação de completude" (p. 148).
sexta-feira, 26 de março de 2021
"Algumas historias precisam chegar ao fim para outras começarem. Tem gente que não dá pra levar pra sempre, ainda que a gente queira e tenha razão. Afinal algumas histórias são como dentes de leite, fazem parte de uma época inocente, onde tudo era sincero.
Mas com o tempo essas histórias amolecem e vão ficando por um fio. Porque coisas maiores estão chegando, e uma hora ou outra a gente tem de crescer, arrancar de nós o que não é mais nosso.
Dói! Fica um buraco no tamanho da razão que nós tínhamos para sorrir. Então a gente fecha a boca, fecha o peito, é impossível sorrir, mas o tempo...
O tempo coloca tudo no seu lugar! Os dentes, as histórias, as pessoas...
E com um sorriso de maturidade as perdas do passado deixam de ser dor, e viram histórias, histórias de criança, de um sorriso que caiu, para dar espaço a outro melhor".
@marcosbulhoes
quinta-feira, 25 de março de 2021
"És fénix. Fazes dos obstáculos motivo de superação.
Continuas a caminhar mesmo que o caminho pareça não continuar.
Consegues encontrar força dentro de ti quando não consegues encontrar logo a saída.
Fazes das desilusões uma forma de aprendizagem e de cada não que a vida te dá uma oportunidade de afirmação.
Renasces das mágoas com vontade redobrada de ser feliz.
Renasces das noites escuras com sede de claridade e fazes do desalento
a véspera da coragem. És fénix. Das nuvens carregadas fazes céu limpo
e do coração ferido fazes ombro amigo.
Renasces das cinzas para atear a paixão pela vida.
Renasces sempre para morrer de amor pela vida mais uma vez".
- Do Facebook Lado.a.lado
terça-feira, 23 de março de 2021
“Não é uma falha me sentir humana, fico arrasada por causa do coração partido. Essa é a questão. A escolha que temos, a oportunidade que nos apareceu para estes momentos de dor intensa é também lembrar a alma.
Podemos trazer para a interioridade a outra metade do que significa ser humano.
Não de imediato ou, pelo menos, não a princípio.
Podemos apenas deixa-la sentar-se sobre os nossos ombros ou guarda-la no bolso.
E mesmo aquela pequena presença de luz pode nos ajudar a atravessar a dor de um modo diferente que atravessamos antes.
Podemos ser capazes de ver novas reações a uma dor que não é tão antiga quanto as escrituras.
Tente não amaldiçoar a dor ou evitá-la. Ou se sentir um fracasso por causa dela. Tente não fugir dela ou a obscurecer.
Tente vê-la como uma chance de alcançar um amor que pode resistir a ela. Não dê forma permanente; Nada é permanente. Só nesse momento. É tudo o que importa.
Encontre a presença do amor naqueles momentos em que antes você se entregava a dor.
Mesmo que seja só um pequeno amor, um grão de areia, uma semente de mostarda.
O seu amor é o suficiente.”
Maria Madalena
- Livro Maria Madalena Revelada, Megan Watterson
Do Facebook da Ana Claudia Quintana Arantes
segunda-feira, 22 de março de 2021
domingo, 21 de março de 2021
Livro: "É triste quando alguém morre"
sexta-feira, 19 de março de 2021
Acreditar que possuímos algo ou alguém, nos torna possuídos por essa coisa, pois escravizamos nossa mente e nossas emoções em prol de cuidar para que jamais percamos o que acreditamos possuir".
- Fabíola Simões
terça-feira, 16 de março de 2021
TEXTO SOBRE UM TRAIDOR
"Quando você olhava em meus olhos dizendo me amar, você me enxergava?
Quando você dormia ao meu lado e passava a mão pelos meus cabelos, depois de voltar dos lençóis sujos de tantas outras paixões, você pensou no quanto poderia me machucar?
Quando você “quase contou”, o que te impediu: a culpa ou a covardia? Quando se deitava, o peso da sua consciência não o esmagava a ponto de ter compaixão da pessoa que confiava em você?
Não, claro que não. Você se achava esperto, certo? E suas lágrimas foram por ser descoberto, não por ter se arrependido.
Não há justificativa, nunca haverá. Não havia nada que eu pudesse fazer para evitar, pois o mau está em você, não em mim.
No coração de um traidor, não há espaço para ninguém além de si mesmo".
(escrito por Drica Serra)
domingo, 14 de março de 2021
sexta-feira, 12 de março de 2021
quarta-feira, 10 de março de 2021
"eu admiro a sua coragem de partir das relações que te apertam e não te deixam ser quem você é de verdade. eu admiro a sua decisão de partir das coisas que te pesam, ainda que você ame, ainda que você queira ficar, ainda que os seus pensamentos tentem te convencer a voltar, eu admiro a sua coragem de seguir em frente e saber que nem sempre, estar com alguém que você ama é o que te faz bem".
terça-feira, 9 de março de 2021
segunda-feira, 8 de março de 2021
domingo, 7 de março de 2021
Livro: Talvez você deva conversar com alguém" - Lori Gottlieb
"O que este livro pergunta é: 'Como mudamos?', e o que ele responde é: 'Ao nos relacionarmos com os outros'. As relações que descrevo aqui, entre terapeutas e pacientes, exigem uma confiança sagrada para que possa ocorrer qualquer mudança" (p. 06).
"Como terapeuta, sei muito sobre dor, sobre as maneiras como a dor está ligada à perda. Mas também sei algo menos entendido normalmente: que a mudança e a perda andam juntas. Não podemos ter mudança sem perda, motivo pelo qual é tão frequente as pessoas dizerem que querem mudar, mas mesmo assim continuarem exatamente iguais" (p. 16-17).
"Nossa formação nos ensinou teorias, ferramentas e técnicas, mas pulsando sob nossa competência adquirida a duras penas está o fato de sabermos o quanto é difícil ser um indivíduo. O que equivale a dizer: continuamos indo trabalhar diariamente sendo nós mesmos, com nosso próprio conjunto de vulnerabilidade, nossos anseios e inseguranças, bem como nossas próprias histórias. De todas as minhas credenciais como terapeuta, a mais significativa é eu ser membro de carteirinha da raça humana" (p. 18).
"A maioria das grandes transformações resulta de centenas de pequenos passos, quase imperceptíveis, que damos ao longo do caminho" (p. 32).
"Seus sentimentos não precisam bater com o que você pensa que deveriam ser - ele explicou. [...] Quantas vezes eu tinha dito algo parecido a meus próprios pacientes? Mas aqui, sinto-me como se estivesse escutando isso pela primeira vez. 'Não julgue seus sentimentos; observe-os. Use-os como seu mapa. Não tenha medo da verdade' " (p. 76).
"Às vezes leva-se um tempo para admitirmos nossos próprios medos, principalmente para nós mesmos" (p. 145).
"É impossível crescer sem antes se tornar vulnerável" (p. 160).
"Pensei em como o arrependimento pode tomar um de dois caminhos: ou te algemar no passado, ou servir como mecanismo de mudança" (p. 184).
sábado, 6 de março de 2021
sexta-feira, 5 de março de 2021
"Quando nossa atitude diante da prosperidade e dos bens materiais não é correta, ela pode levar a um apego excessivo com relação a nossos bens [...]. Caso isso ocorra, pessoa permanece eternamente em estado de insatisfação, sempre querendo mais. De certo modo, nessas circunstâncias, a pessoa é realmente pobre porque o sofrimento da pobreza é o sofrimento de querer ter algo e de sentir falta daquilo".
- Dalai Lama em "O Livro da Sabedoria" (p. 19).
quinta-feira, 4 de março de 2021
terça-feira, 2 de março de 2021
- Clarice Lispector
segunda-feira, 1 de março de 2021
|
"Quando vêem que ela tem um lugar arrumadinho para morar, roupa bonita,
cabelo alinhado, sobrancelha bem desenhada, um emprego legal,
que os filhos dela estão sempre bem cuidados, que ela se mantém bem guardada e elegante...
Ninguém imagina que quando ela chega em casa, e figurativamente se despe...
Há uma coleção de hematomas e cicatrizes.
Ninguém vê os esforços, ninguém olha a força que ela faz diariamente,
para proporcionar as necessidades essenciais à ela, a sua família
e às pessoas que a rodeiam...
Ninguém vê suas dores, mas ela segue carregando um turbilhão de sentimentos
e cicatrizes, com a cabeça pesada mas levando um sorriso no rosto por onde passa.
MULHERES MARAVILHAS...
Elas existem; Só não são notadas..."
"Hoje, lidar com minha liberdade e ter a consciência de que sou totalmente responsável por tudo o que se refere a mim, incluindo aquil...

-
"De onde uma mulher sai chorando, nenhuma outra permanece sorrindo. Nunca li ditado tão certeiro. Mulher, se a tua felicidade hoje de...