domingo, 21 de março de 2021

Livro: "É triste quando alguém morre"

 


Tenho muitos livros infantis que falam sobre morte e luto. Esse da editora Paulus, católica, é mais uma opção.
Eu achei a linguagem bem acolhedora e gostei das sugestões de atividades para homenagear a pessoa falecida e ajudar o adulto a facilitar o luto da criança.

"Para as crianças, que são 'novas' em tantas coisas, perder uma pessoa amada pode ser uma experiência extremamente difícil. [...]
Nós devemos 'estar presentes' para que essas crianças superem a perda. Elas necessitam de toda ajuda e apoio que podemos lhes dar. Elas vão lidar com essas experiências do jeito e no tempo delas, é claro. No entanto, podemos tomá-las pelas mãos e dividir o que sabemos sobre como passar por esse momento difícil".

"Algumas pessoas pensam que devem fingir que nada de ruim aconteceu quando alguém morre. Elas pensam que, se não chorarem, dizerem ou fizerem algo diferente, talvez tornem as coisas melhores.
Mas você não pode simplesmente esquecer que uma pessoa que você amava morreu. Porque você amava essa pessoa".

"Falar com um adulto ou um amigo pode ajudá-lo muito a superar os sentimentos dolorosos".

"É bom recordar coisas boas sobre essa pessoa e conversar sobre ele ou ela.
Talvez seja legal tentar imitar algo bom que essa pessoa fez. Se ela teve um jardim ou uma planta especial, você pode plantar um jardim ou cuidar de uma planta também".

"Lembre-se de que, ainda que você esteja triste agora, haverá muitos momentos felizes pela frente. A vida será diferente e você sempre sentirá saudade da pessoa que morreu, mas Deus e a pessoa que você ama estarão perto".

"Fazer algo também pode ajudar. Você pode desenhar [...]. Ou ainda criar um livro de recordações com desenhos e fotos que lembrem como aquela pessoa era maravilhosa, e as coisas que vocês fizeram juntos".

"Se o corpo da pessoa foi enterrado num cemitério, você pode ir até lá com um adulto [...]. Ver essas árvores e plantas é uma boa recordação de que existe um grande 'ciclo da vida' - flores desabrocham e logo morrem, e mais flores nascem".

"A vida em si é um milagre. Um dos maiores milagres é que o amor vive para sempre - assim como a nossa alma".


Um comentário:

  1. Me encanta el blog y me gustaría que opinaras acerca del mio, te dejo el link: https://www.frasesbonitasdeamorydelavida.net/?m=1

    ResponderExcluir

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...