sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

O grão de mostarda

 A jovem Krisha Gotami teve um filho, mas essa criança morreu prematuramente. Em sua dor, ela levou a criança morta a todos os seus vizinhos, pedindo-lhes um remédio. E as pessoas diziam: 'Ela perdeu a razão, a criança está morta'. Finalmente Krisha encontrou alguém que deu resposta a sua súplica: 'Eu não conheço remédio para teu filho, mas eu conheço um médico que poderá fornecê-lo a ti'. Então ela respondeu: 'Eu te suplico, diga-me quem é essa pessoa'. O homem respondeu-lhe: 'Vá procurar Buda em Sakyamuni'.

Krisha Gotami foi até o Buda e exclamou em prantos: 'Senhor, nosso Mestre, dê-me um remédio para curar meu filho'. O Buda respondeu: 'Não é necessário nada mais do que um grão de mostarda'. E como a jovem mulher prometesse procurá-lo, ele acrescentou: 'Esse grão de mostarda deve vir de uma casa que não perdeu um filho, um parente, um amigo'.

A pobre Krisha Gotami foi de casa em casa; as pessoas tinham pena dela e diziam-lhe: 'Eis o grão de mostarda, toma-o'.

Mas quando ela perguntava: 'Vós perdestes, em sua família, um filho, uma filha, um pai, uma mãe?' Eles respondiam: 'Ai! Os vivos são pouco numerosos, mas os mortos são inúmeros! Não desperte nossa dor'. E ela não encontrou uma única casa em que não tivesse a deplorar a morte de um ente querido.

Fatigada e desesperada, ela sentou-se à beira do caminho, contemplando as luzes da cidade; elas se enfraqueceram, depois logo se apagaram. A escuridão tomou conta do lugar. Ela pensou no destino do homem cuja vida se enfraquece, depois se apaga, e disse consigo: 'Que egoísta sou em minha dor! A morte é o destino comum. Sem dúvida há neste vale de desolação, um caminho que leve à imortalidade que desenraíze todo egoísmo'. E, dominando o egoísmo do seu amor pelo seu filho, Krisha Gotami enterrou seu cadáver no bosque. Ela partiu, em seguida, para junto de Buda e nele se refugiou, encontrando consolo no Dharma, bálsamo que atenua todas as penas dos corações dilacerados.

O Buda, então, disse: 'A vida dos mortais sobre a terra está envolta, atravessada e alterada pela dor. Porém não há nenhum meio para aqueles que nascem deixarem de morrer, após a velhice vem a morte. Assim o quer a natureza dos seres vivos. Da mesma forma como os frutos maduros chegam a ponto de cair da árvore, também os mortais, desde o instante em que nascem, caem no poder da morte. Todos são submissos a ela. Entre os que, assustados pela morte, abandonam a vida, o pai não pode salvar seu filho, nem os mesmos da família seus pais. Vede! Enquanto os pais olham e se lamentam com amargura, um homem após outro é levado como um boi que se leva ao matadouro. Assim, o mundo é afligido pela morte e ruína, e é por isso que o sábio não é desconcertado, porque conhece as leis do mundo' (...).

Fonte: A tradição e as vias do conhecimento - ontem e hoje, Fernando Schwarz, Edições Nova Acrópole, páginas 86 e 87 - do Facebook "Nova Acrópole Brasil".









Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...