sábado, 1 de agosto de 2020

"a experiência espiritual é sobretudo uma experiência prática de Amor. E no Amor não existem regras. Podemos tentar seguir manuais, controlar o coração, ter uma estratégia de comportamento - mas tudo isso é bobagem. O coração decide, e o que ele decidir é o que vale.
Todos nós já experimentamos isso na vida. Todos nós, em algum momento, já dissemos entre lágrimas: 'estou sofrendo por um amor que não vale a pena'. Sofremos porque achamos que damos mais do que merecemos. Sofremos porque nosso amor não é reconhecido. Sofremos porque não conseguimos impor nossas regras.
Sofremos à toa: porque no Amor está a semente de nosso crescimento. Quanto mais amamos, mais próximos estamos da experiência espiritual. [...] Porque quem ama venceu o mundo, não tem medo de perder nada. O verdadeiro amor é um ato de entrega total.
[...]
O monge Thomas Merton dizia: 'A vida espiritual se resume em amar. Não se ama porque se quer fazer o bem, ou ajudar, ou proteger alguém. Se agimos assim, estamos vendo o próximo como simples objeto, e estamos vendo a nós mesmos como pessoas generosas e sábias. Isto nada tem a ver com amor. Amar é comungar com o outro, e descobrir nele a centelha de Deus".

- Paulo Coelho em "Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei" (p. 11-13).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...