quinta-feira, 23 de julho de 2020

De acordo com a Teoria triangular do amor de Sternberg, o amor tem 3 aspectos:
❤️Intimidade (elemento emocional): envolve autorrevelação, que leva à ligação, ternura e confiança.
❤️Paixão (elemento motivacional): baseia-se em impulsos interiores que traduzem a excitação fisiológica em desejo sexual.
❤️Compromisso (elemento cognitivo): é a decisão de amar e permanecer com a pessoa amada.


Padrões do amor:
Desamor: Os três componentes do amor - intimidade, paixão e compromisso - estão ausentes. Isso descreve a maioria das relações interpessoais, que são simplesmente interações causais.
Amizade: Intimidade é o único componente presente. Há intimidade, compreensão, apoio emocional, afeição, ligação e calor humano. Não há paixão nem compromisso.
Paixão: A paixão é o único componente presente. Este é o 'amor à primeira vista', uma atração física e excitação sexual fortes, sem intimidade ou compromisso. A paixão pode acender-se repentinamente e, do mesmo modo, extinguir-se - ou, dadas certas circunstâncias, às vezes pode durar um longo tempo.  
Amor vazio: Compromisso é o único componente presente. O amor vazio é encontrado com frequência em relacionamentos duradouros que perderam tanto a intimidade quanto a paixão, ou em casamentos arranjados.  
Amor romântico: Intimidade e paixão estão presentes. Os amantes são atraídos um pelo outro fisicamente e estão emocionalmente ligados. Entretanto, não estão mutuamente comprometidos. 
Amor companheiro: Intimidade e compromisso estão presentes. Esta é uma amizade comprometida, de longo prazo, que ocorre com frequência em casamentos nos quais a atração física se esgotou, mas os parceiros se sentem mutuamente íntimos e tomaram a decisão de permanecer juntos. 
Amor instintivo: Paixão e compromisso estão presentes sem intimidade. Este é o tipo der amor que leva a um namoro-relâmpago, no qual o casal assume um compromisso com base na paixão sem se permitir o tempo necessário para desenvolver intimidade. Este tipo de amor geralmente não dura, apesar da intenção inicial de comprometer-se.  
Amor verdadeiro: Os três componentes estão presentes neste amor 'completo', pelo qual muitas pessoas se esforçam, especialmente nos relacionamentos amorosos. É mais fácil atingi-lo do que mantê-lo. Ambos os parceiros podem mudar o que desejam da relação. Se o outro parceiro também mudar, o relacionamento pode sobreviver de uma forma diferente. Se o outro parceiro não mudar, o relacionamento pode se dissolver.  


In: Papalia - Desenvolvimento Humano (p. 495).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...