sábado, 31 de agosto de 2019

Livro ___________ A cura do ciúme

Você conhece alguém que sofre muito por ciúmes? 
Ou alguém que sofre com os ciúmes excessivos de outra pessoa?
Quem sabe você mesmo tem sido vítima deste sentimento ... 

Leahy é um autor da Terapia Cognitivo Comportamental que escreve livros muito didáticos para o público (ele já abordou depressão e ansiedade, entre outros). 

Neste livro, ele oferece um olhar ampliado sobre o ciúme e pode ajudar a compreender essa emoção universal - mas também dá dicas para aprender a confiar e a ter uma comunicação mais saudável com @ parceir@. 

"Quase todas as pessoas já sentiram ciúme em algum momento ou tiveram pensamentos de ciúme de um cônjuge, parceiro íntimo, amigo, irmão ou outro familiar.[...] o ciúme é normal, tão humano quanto o amor e o medo. [...] Experimentamos isso porque nos sentimos conectados a alguém de maneira especial. Então, se esse vínculo está em risco, podemos nos sentir ameaçados ou ofendidos. Raramente sentimos ciúme em um relacionamento superficial - portanto, ele pode ser um sinal de que alguém é importante.Contudo, [...] O ciúme pode criar problemas reais para nós" (p. 01-02). 

"Ciúme não é uma emoção única - é uma mistura de muitos sentimentos confusos e poderosos, como raiva, ansiedade, medo, confusão, excitação, impotência, desesperança e tristeza" (p. 10). 

"Experiências da infância e ao longo de sua vida podem compor o cenário para desconfiança, preocupações com traição e o sentimento de que não pode mesmo confiar nas pessoas. Se seus pais ameaçavam separação, se houve doença na família - ou morte -, você pode ter desenvolvido a crença de que as pessoas em quem confia irão deixá-lo. Seus temores ciumentos de hoje podem refletir danos emocionais do passado" (p. 25).

 "Como comunicar seu ciúme a seu parceiro:
1. Reconheça que você tem um problema com ciúme.
2. Valide que isso tem um efeito negativo em seu parceiro. 
3. Demonstre compaixão com o parceiro acusado.
4. Peça orientação: 'Quando estou sentindo ciúme, como devo lhe comunicar isso para que não se sinta acusado?'
5. Veja se seu parceiro pode validá-lo e confortá-lo.
6. Concorde que você pode sentir ciúme sem precisar tomar uma atitude" (p. 139). 

#livros #ciúmes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...