domingo, 22 de novembro de 2015

"Certamente você já leu a frase que acompanha o aviso "Fragile"em embalagens que chegam do exterior. Duas mãos espalmadas circundam uma caixinha e a etiqueta diz: handle with care. Manuseie com cuidado.
[...] muitas pessoas deveriam ter este adesivo grudado no próprio corpo. Eu diria que que todas, afinal, nada mais frágil que um ser humano.
[...] Todos nós recebemos vários trancos da vida e acabamos desenvolvendo alguma resiliência e capacidade de se regenerar, mas isso não quer dizer que não há dentro de nós algo que possa quebrar de forma irreversível.
[...]  Tratar com cuidado significa colocar-se no lugar do outro e dimensionar o quanto uma estupidez pode machucar. Significa levar em consideração as dificuldades de alguém a fim de não exigir demais de seus sentimentos e posicionamentos. Significa compreender que a comunicação é fundamental para o entendimento e a paz e que atitudes bruscas podem ser mal interpretadas. Significa honrar o laço construído e não colocar na intimidade a desculpa para agredir — agressões não podem virar hábito da casa.
O que cada pessoa leva dentro? Sonhos que podem parecer bobagem para os outros, mas que são sagrados para ela. Traumas que ainda não foram superados e que doem a cada vez que são lembrados. Vergonhas inconfessas. Feridas que custaram a cicatrizar e que basta um cutucãozinho para reabrirem. Desejos que não merecem ser ridicularizados. Necessidade de ser amado e aceito. Uma parte da infância que nunca se perdeu.
[...] Pode não parecer, mas todo ser humano é um cristal."

- Martha Medeiros in "Handle with care"
- do livro "Simples assim"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...