quarta-feira, 30 de abril de 2014


“A finalidade única da existência humana é a de acender uma luz na escuridão do ser.” 


— Jung  


terça-feira, 29 de abril de 2014

"Não é a vida que dificulta as coisas, as pessoas é que tem muito medo de mudar pra arriscar uma felicidade que não é garantida." 
- Marla de Queiroz


segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Sorte para você que reconhece o tamanho das suas limitações e o peso disso na realização dos sonhos, mas, ainda assim, cultiva com afinco dentro de si, razões suficientes para acreditar, mesmo quando o mundo inteiro não acredita."

- Érica Gaião




domingo, 27 de abril de 2014


"Quando estiver em dúvida entre duas opções, simplesmente jogue uma moeda.
Funciona não porque ela decide a questão por você
Mas porque naquele breve momento em que a moeda está no ar
você saberá o que realmente quer."


- Desconheço o autor




"Do que pôde ser visto, do que pôde ser tocado, do que pôde ser sentido, do que foi vivenciado, disto é feito a eternidade diária, a felicidade transitória, a tristeza passageira, o agora. Mesmo quando o dia findo, a noite ida, a madrugada vindo, um recomeçar à espreita que, no fundo, é só continuação. A narrativa pode ser refeita mesmo quando as palavras não. Troque a disposição das tuas frases, descubra o sinônimo mais adequado, ponha força no pensamento que te representa e beneficia... Experimente com inteireza cada estação do ano até que se possa estar cada vez mais presente em cada estação do dia.

Seja tão você até que ser tão feliz seja uma coisa só."

- Marla de Queiroz


sábado, 26 de abril de 2014

"Com receio de sofrer, homens realizam vasectomia no coração. Com receio de sofrer, mulheres fazem ligadura no coração. Ambos tornam-se indiferentes e descrentes. Ambos sacrificam a fertilidade, o inesperado, o porvir. São enterrados de pé. Viver não é racionar o que se conhece. O que se conhece é insuficiente. Os riscos fazem parte da euforia. Como a dor, a alegria também pode ser insuportável. Por receio da alegria, sofremos."

- Fabrício Carpinejar


sexta-feira, 25 de abril de 2014

"As cigarras passam a maior parte de suas vidas debaixo da terra, alimentando- se das raízes das árvores. Disseram-me que há certas espécies de cigarras que chegam a viver 15 anos debaixo da terra. De repente, alguma coisa acontece, e surge dentro delas um impulso irresistível para mudar. Saem então dos seus túneis, sobem pelos troncos das árvores, arrebentam suas cascas, subterrâneas gaiolas, e se transformam em seres alados. Se elas não abandonarem suas cascas não se transformarão em seres alados. Continuarão a ser seres subterrâneos. Nossos demônios são nossas cascas. Abandonar as cascas é esquecer a forma subterrânea de ser. A grande transformação das cigarras acontece quando a morte se aproxima. É a proximidade da morte que lhes diz: ‘Chegou a hora de voar, cantar e fazer amor, para continuar a viver…’ Eu acho que a morte é o único poder capaz de nos trazer vida nova. A consciência da morte nos força a sair de nossas sepulturas, nos dá asas, nos convida a voar e a amar."

- Rubem Alves 


quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Perdemos mais tempo arrumando desculpas do que vivendo. Perdemos mais tempo adiando do que aceitando a dificuldade. Perdemos mais tempo explicando a desistência do que enfrentando o sim. A vida é simples, milagrosamente simples. A esperança é firmeza. Consiste em seguir adiante mesmo com pânico, mesmo com receio. O impossível é apenas o sobrenome do medo."

- Fabrício Carpinejar


quarta-feira, 23 de abril de 2014

"A gente planeja tanto, aí vem o inesperado fazendo festa, rindo dos nossos projetos megalomaníacos, nos ensinar que muita coisa depende de nós, mas que a vida é muito mais que um bloco de notas." 

- Renata Fagundes


terça-feira, 22 de abril de 2014

"Estou cada dia mais convicta de que é preciso fazer uma revisão educacional neste país. Eu por exemplo estudei raiz quadrada e nunca usei isto na vida. Também aprendi um bocado de coisas sobre oração coordenada, subordinada, agente da passiva, descobrimento do Brasil, linhas perpendiculares, franceses, holandeses, hino da independência, símbolos da bandeira, bla, bla. Mas me ensinaram tão pouco sobre preconceito, solidariedade, honestidade, fidelidade, persistência, equilíbrio, respeito a todo tipo de vida que há na terra. E quase nada sobre as flores, a brisa, a lindeza das relações sinceras, o respeito, a espiritualidade, felicidade."

- Ita Portugal


segunda-feira, 21 de abril de 2014

"A felicidade precisa estar onde nós estamos, não importa quantos sonhos ainda temos para passar a limpo com as nossas ações. Não importa o tanto de realizações que ainda podemos concretizar. Não importa quantas pendências nos aguardam. Ou ela está onde nós estamos ou não está em lugar nenhum." 

-  Ana Jácomo


domingo, 20 de abril de 2014

"Você quer saber mesmo o que interessa nesta vida? A paz. Inspirar e expirar sentindo prazer, alívio, gratidão, conforto. Paz ao levantar, paz ao dormir, paz ao agradecer, paz ao sorrir. Paz por perdoar, paz por aceitar que as coisas nem sempre podem ser modificadas, paz por entender que as pessoas são diferentes, paz por deixar de lado o que não acrescenta, paz por manter bons pensamentos, paz por sentir prazer em praticar o bem para conhecidos e desconhecidos. Paz por fazer a sua parte para deixar o mundo mais bonito. Paz por fazer as pazes com o passado." 

- Clarissa Corrêa


sábado, 19 de abril de 2014

"Talvez o lugar mais confortável não seja o mais fácil. 
E talvez o mais fácil não seja o mais desejado. 
E o mais desejado não seja o mais importante. 
O mais importante não seja o mais curto. 
E o mais curto não seja o que tem o caminho mais bonito. 
Talvez o caminho mais bonito não seja a nossa primeira opção.
Talvez não seja simples, mas quando se quer, quase sempre é possível".

- Fernanda Gaona


sexta-feira, 18 de abril de 2014

"Nós também fazemos diferença para muita gente. Não estamos isolados nos nossos corpos como muitas vezes sentimos ou, por medo, talvez preferíssemos. Nossos gestos afetam outras tantas pessoas, conhecidas ou não. Fazemos parte de uma rede tecida por fios sutis de interdependência. Agora, neste instante, existem vidas sendo tocadas, de formas até inimagináveis, pela sua, pela minha. Toda vida é muita vida: ela e tudo o que abraça com os seus longos braços de energia. Se fazemos diferença, que seja com amor. É ele, sempre ele, que faz a diferença mais linda." 

- Ana Jácomo


quinta-feira, 17 de abril de 2014


"Uma mulher infeliz por ter amor de menos, outra infeliz por ter amor demais,e o amor injustamente crucificado por ambas.
Coitado do amor, é sempre acusado de provocar dor, quando deveria ser reverenciado simplesmente
por ter acontecido em nossa vida, mesmo que sua passagem tenha sido breve.
E se não foi, se permaneceu em nossa vida, aí é o luxo supremo.
Qualquer amor - até aqueles que a gente inventa - merece nossa total indulgência,
porque quem costuma estragar tudo, caríssimos, não é ele, somos nós.”

- Martha Medeiros



quarta-feira, 16 de abril de 2014

"A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores"

- Mia Couto



Talvez não possamos mudar a vida com desenhos mágicos, 
mas podemos colori-la com pequenos gestos de amor e gentileza, todos os dias.

"Imagina que tédio todo mundo com o mesmo ponto de vista. Sorrindo das mesmas coisas, sentindo do mesmo modo. 

Tudo previsível demais. Tudo cronometrado. Demasiadamente chato. 
Imagina que sem graça. Você pensa, eu concordo, e ficamos por isso mesmo. E sempre o mesmo. Que marasmo. 
Prefiro saber que existem outros ângulos. Melhor é conhecer outros pontos de vista. 
[...]
Conviver é uma arte e, diferente do que a maioria pinta, a beleza existe porque nem tudo na vida é reflexo da nossa própria imagem". 

- Fernanda Gaona


terça-feira, 15 de abril de 2014

"...O estudo da gramática não faz poetas. 
O estudo da harmonia não faz compositores. 
O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. 
O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. 
Educadores nascem. 
O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer... " 

- Rubem Alves




segunda-feira, 14 de abril de 2014

"E a minha vida segue compondo paisagens. 
E não há absolutamente nada comedido: todas as sensações em estado bruto, 
transbordam pelos olhos em estado líquido." 

- Marla de Queiroz


domingo, 13 de abril de 2014

"Não estou me interessando pela colheita. Só estou me interessando pela semeadura. Se eu tenho um desafio e quero ver se a minha resposta vai dar certo, simplesmente faço a minha semeadura, fico feliz com minha semeadura e vamos dizer que a colheita a Deus pertence, não está em minhas mãos. O que importa é a gente ser honesto com a gente mesmo, viver a vida com integridade e é isso o máximo que a gente vai fazer. E se a coisa vai acontecer ou se não vai acontecer, continua semeando". 

- Rubem Alves




sábado, 12 de abril de 2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

"(...)amar é um verbo sem passado. Uma vez tendo amado nunca mais se deixa de amar. Amar e viver são verbos sem pretérito. Não perdemos nunca os que amamos. O amor está para além dessa contabilidade."

- Mia Couto 


quinta-feira, 10 de abril de 2014

"Não podendo ser pássaros, as árvores dão flores. Flores são os pássaros das árvores. Flores são vôos que não conseguiram voar e se cristalizaram em beleza e perfume. Quem dá uma flor a alguém está lhe dando um desejo de voar".

- Rubem Alves


quarta-feira, 9 de abril de 2014


"Uma professora me contou esta coisa deliciosa. Um inspetor visitava uma escola. Numa sala ele viu, colados nas paredes, trabalhos dos alunos acerca de alguns dos meus livros infantis. Como que num desafio, ele perguntou à criançada: “E quem é Rubem Alves?” Um menininho respondeu: “O Rubem Alves é um homem que gosta de ipês-amarelos…”. A resposta do menininho me deu grande felicidade. Ele sabia das coisas. As pessoas são aquilo que elas amam".

 Rubem Alves


terça-feira, 8 de abril de 2014

"Em minhas preces de todo dia, sempre peço coragem e paciência. 
Coragem para continuar superando as dificuldades do caminho naqueles que não me compreendem. 
E paciência, para não me entregar ao desânimo diante das minhas fraquezas".


- Chico Xavier 


segunda-feira, 7 de abril de 2014



"A essência da vida é andar para a frente, sem possibilidade de fazer ou intentar marcha a trás. Na realidade, a vida é uma rua de sentido único".

- Agatha Christie


domingo, 6 de abril de 2014




não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino


- Paulo Leminski


"Você é um eterno parênteses em aberto, enquanto sua eternidade durar". 

- Machado de Assis


sábado, 5 de abril de 2014

"Dos medos nascem as coragens. Os sonhos anunciam outra realidade possível, e os delírios, outra razão. Somos o que fazemos para transformar o que somos. A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia. Nessa fé, fugitiva, eu creio."


- Eduardo Galeano



sexta-feira, 4 de abril de 2014


- Lembra da primeira vez que você viu a chuva cair?


Ou a primeira vez que viu o mar? Ou comeu uma colherada de brigadeiro? Que delícia, não? Você se lambuzou, não queria mais parar e tudo ficou mais-que-perfeito, lembra?

Pois então. Procure alguma sensação que ainda não experimentou.

Garanto que existem milhares delas. Tantas que você não faz a menor ideia simplesmente porque não prestou mais atenção nas coisas que passam pertinho de você. Todos os dias. A cada momento.

Proponho, então, que faça isso. Agora. Mais tardar, amanhã. Olha lá! Quantas coisas gostosas por provar, tantos sentimentos novos por desvelar. Vai lá, coragem! Experimenta!



Viva aquele momento intensamente livre dos limites que nos são impostos e que, cegamente, vamos incorporando vida afora. Não pergunte se pode fazer. Não deixe ninguém lhe segurar impedindo uma experiência única e bela.


Vá e descubra que a qualquer tempo, em qualquer idade, sempre é possível começar ou recomeçar qualquer coisa. Sempre!

Anda. O tempo é agora. O dia é hoje.

- Heloisa Lima


quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Se eu aceitasse as pessoas como elas são, não tentaria modifica-las.
Nem me irritaria por bobagens cotidianas.
É muito difícil aceitar uma pessoa com tudo que ela traz.
Assim como tenho a plena consciência que é muito difícil me aceitar com tudo que eu carrego.
Nossas bagagens são pesadas demais até para nós mesmos.
Os outros não têm a menor obrigação de carregar nossos pesos".

- Clarissa Corrêa.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

"Não me tire as ilusões. Não dá para avançar no deserto sem miragens".


- Carpinejar


terça-feira, 1 de abril de 2014

Se nada mudar, invente. 
E quando mudar, entenda. 
Se ficar difícil, enfrente. 
E quando ficar fácil, agradeça. 
Se a tristeza rondar, alegre-se. 
E quando ficar alegre, contagie.
Se o caminho for longo, persista.
E quando chegar, comemore.
Se achar que acabou, recomece.
E quando recomeçar, acredite.

- Desconheço o autor.


  "E no final, acho que não precisamos fazer nada para sermos amados. Passamos a vida toda tentando parecer mais bonitas, mais intelige...