quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

"Nunca deixe de ter dúvidas. Quando as dúvidas param de existir, é porque você parou em sua caminhada. (...) Mas tome cuidado com uma coisa: jamais deixe que as dúvidas paralisem suas ações. Tome sempre todas as decisões que precisar tomar, mesmo sem ter segurança ou certeza de que está decidindo corretamente. Ninguém erra quando está agindo...”

 Paulo Coelho






terça-feira, 29 de dezembro de 2015

"O homem se apega às coisas na vã esperança de que elas possam permanecer imóveis e perfeitas; ele não se reconcilia com o fato da mudança (...) O homem notar e lamentar a mudança mostra que ele próprio não está se movendo com o ritmo da vida."

O Espírito do Zen - Alan Watts




segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

“Fortifica o que de melhor tiveres em ti. 
Não prestes atenção à opinião alheia.
Faze de ti mesma e de teu próprio Eu teu mestre.
Quando ele estiver bastante fortalecido, despertará, e coisas jamais sonhadas te serão reveladas."

  Clarice Lispector in "A descoberta do mundo" (p. 121) 


domingo, 27 de dezembro de 2015

"Cuidado com gente que não tem dúvida. 
Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, 
não é capaz de fazer de outro modo. 
Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir."

 Qual é a tua obra - Mario Sergio Cortella


sábado, 26 de dezembro de 2015

"Peço humildemente para existir, imploro humildemente uma alegria, uma ação de graça, peço que me permitam viver com menos sofrimento, peço para não ser experimentada pelas experiências ásperas, peço a homens e mulheres que me considerem um ser humano digno de algum amor e de algum respeito. Peço a bênção da vida."

  Clarice Lispector in "A descoberta do mundo" (p. 117)


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

"Me emociono, confraternizo, abraço, beijo e brindo à paz, 
acreditando que essa abertura sincera para o afeto 
é uma espécie de religião também."

- Martha Medeiros


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

"Thoreau achava que o medo era a causa da ruína dos nossos momentos presentes. E também as assustadoras opiniões que nós temos de nós mesmos. Dizia ele: 'A opinião pública é uma tirana débil, se comparada à opinião que temos de nós mesmos'. É verdade: mesmo as pessoas cheias de segurança aparente julgam-se tão mal que no fundo estão alarmadas. E isso, na opinião de Thoreau, é grave, pois 'o que o homem pensa a respeito de si mesmo determina, ou melhor, revela seu destino".

- Clarice Lispector in "A descoberta do mundo" (p. 160-161)  




terça-feira, 22 de dezembro de 2015

"Dizem que só é possível se admirar um jardim depois de certa idade, e acho que existe alguma verdade nisso. Provavelmente tem algo a ver com o grande ciclo da vida. Parece que há algo de miraculoso em ver o inexorável otimismo de um novo broto após a desolação do inverno, uma espécie de alegria na diversidade a cada ano, a forma como a natureza escolhe mostrar diferentes partes do jardim.[...]

[...] Precisava dar ao meu filho um lugar para onde olhar. Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender."

- Jojo Moyes in "Como eu era antes de você (p. 98)"


domingo, 20 de dezembro de 2015

sábado, 19 de dezembro de 2015

"Algumas pessoas vão amar você, não importa o que você faça.
E outras nunca vão te amar, não importa o que você faça.
Vá para onde haja amor."

- Jey Leonardo




sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

"E receber o telefonema de um amigo, e a comunicação de vozes e alma ser perfeita? Quando se desliga: que prazer dos outros existirem e de a gente se encontrar nos outros. Eu me encontro nos outros."

- Clarice Lispector 


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual à ontem – e será igual à amanhã. Mas, quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca de nossos sonhos.

Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no instante de silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe – um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres. A felicidade às vezes é uma bênção – mas geralmente é uma conquista."

- Paulo Coelho



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

"A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver. Experimentei-o com a sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto mesmo que caminho".

- Clarice Lispector "A descoberta do mundo" (p. 112)   


domingo, 13 de dezembro de 2015

'Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.'

-Vinicius de Moraes


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

"Sua vocação é estar junto das estrelas, pois você é uma delas e a sua luz interior é mais intensa do que a luz de milhões de sóis reunidos. 
Esse problema que você está vivendo é simplesmente uma nuvem no seu caminho ao infinito. Acredite em você e tenha fé na sua vitória que, com toda a certeza, amanhã ela chegará. A fé é o melhor alimento dos campeões.
Ter fé é acreditar na vida mesmo quando tudo é adverso. 
Ninguém precisa de fé quando tudo está dando certo!
[...]
E lembre-se: por pior que seja o dia de hoje, sempre existe um amanhã!"

- Roberto Shinyashiki


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


"[...] a pergunta que me move é como cada um inventa uma vida. Como cada um cria um sentido para os dias, quase nu e com tão pouco. Como cada um arranca do silêncio para virar narrativa. Como cada um habita-se.
[...] Lembranças não são fatos, mas as verdades que constituem aquele que lembra. Recordações são fragmentos de tempo. Com elas costuramos um corpo de palavras que nos permite sustentar uma vida".

- Eliane Brum in "Meus desacontecimentos" (p. 09) 


Na imagem, a querida escritora Zelia Gattai, que me encantou com seus livros-narrativas.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

"A peculiaridade da terra fértil é a sua abertura para acolher a semente que cai sobre ela. Esse solo recolhe a semente para que o grão venha a ser. Pois uma semente é sempre um poder ser, uma promessa daquilo que ainda não é, mas que poderá ser e chegará a ser quando encontrar a terra fértil. Não será aquilo que a terra possa querer que ela seja, mas aquilo que ela mesma, semente, já traz como poder ser."

- João Augusto Pompéia in "Na presença do sentido - Uma aproximação fenomenológica a questões 

Serve para psicoterapia, para filhos, para relacionamentos, para a vida ...


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

"Uma qualidade que eu almejo ter é saber-me frágil, 
saber-me incompleta. 
Dependente desse outro que me completa, 
me acalma e me inquieta. "

- Marina Silva no documentário "Eu maior"




domingo, 6 de dezembro de 2015


“Eu vi uma frase de um autor francês entrevistado por algum veículo da imprensa que dizia assim, a vida não tem sentido nenhum, mas não é proibido dar-lhe algum. Então esse acho que é um pensamento ao mesmo tempo libertário e ao mesmo tempo que dá seriedade à ideia da vida. Quer dizer, a vida é um projeto individual, e nisso talvez eu seja mais anarquista do que vinculado a qualquer outra doutrina, enfim, é um projeto individual em que você tenta construir uma história para você. [...] E tem também alguma ideia de crescimento pessoal. 
Então quer dizer, o sentido da vida é a gente sair 80 anos depois da chegada um pouquinho melhor do que entrou.”

Flávio Gikovate, no documentário "Eu maior" - Disponível no Youtube



sábado, 5 de dezembro de 2015

"Ser contadora de histórias reais é acolher a vida para transformá-la em narrativa da vida. É só como história contada que podemos existir. Por isso escolhi buscar os invisíveis, os sem-voz, os esquecidos, os proscritos, os não-contados, aqueles à margem da narrativa. Em cada um deles resgatava a mim mesma - me salvava da morte simbólica de uma vida não escrita.
Toda história contada é um corpo que pode existir. É uma apropriação de si pela letra-marca de sua passagem pelo mundo. O ponto-final de quem conta nunca é fim, apenas princípio".

- Eliane Brum in "Meus desacontecimentos" (p. 111)


"O passado só existe a partir de um narrador no presente
que é tanto um decifrador quanto um criador de sentidos".

- Eliane Brum in "Meus desacontecimentos" (p. 89)




sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

[...] acredito numa educação onde está presente o afeto e não apenas o impulso profissional em repassar conhecimentos, visando a formação técnica do ser humano.
Penso que educar relaciona-se com este estar com, implicando numa troca de experiências que tem como base o respeito mútuo e o reconhecimento dos afetos. Educar implica em amorosidade. Acredito que esta possa ser uma das vias de acesso não somente ao conhecimento formal, mas ao desenvolvimento do ser, objetivando torná-lo mais humano".

Cléo Busatto in "Contar e Encantar - pequenos segredos da narrativa" (p. 49)


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

"Às vezes a saudade é tão grande que nem é mais um sentimento. A gente é saudade. É viver para encontrar o olhar da pessoa em cada improvável esquina, confundir cabelos, bocas e perfumes, sorrir com os lábios tendo o coração sufocado. Porque mesmo a saudade sendo feita para doer, às vezes percebemos que ela é o meio mais eficaz de enxergar o quanto amamos alguém, no passado ou no presente."

- Gabito Nunes


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

"Tente fazer os outros felizes e não se desespere com todo o mal do mundo. 
Que cada um de nós possa acender uma pequena lâmpada 
ao invés de amaldiçoar a sombra."

- Amma


terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"Ao longo do caminho você descobre que o que importa
não é o que acontece na jornada, e sim quem você se torna
na jornada, apesar do que acontece".

 Laura Souguellis  


"E a gente vai vivendo e aprendendo que o que temos de mais precioso não é o que nossas mãos alcançam, mas o que o nosso coração abraça...